O Piloto Automático é um instrumento de Navegação Eletrônica que automaticamente guia navios e também aviões baseados no controle de posição horizontal e vertical para manter a navegação em uma determinada rota permitindo assim maior precisão, conforto, segurança e economia de combustível.
O primeiro sistema de piloto automático de direção para barcos surgiu na França nas décadas de 1920-30 pelo inventor Blondie Hasler, que após sua realização partiu com seu veleiro para cruzar o Atlântico e chegar a Nova Iorque são e salvo. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento desta tecnologia cada vez mais presente em diversos tipos de embarcações.
Hoje em dia os sistemas de piloto automático são compostos basicamente por um sensor giroscópio, display de comando, central de processamento, sensor de ângulo do leme, atuador hidráulico, eletromecânico ou puramente mecânico, ainda sendo possível agregar muitos acessórios, como controle remoto via gestos, smartphone, smartwatch, rota automática, navegação por vela e muito mais.
A unidade de processamento do piloto automático recebe os sinais de leitura da posição do leme indicada pelo sensor de ângulo de leme e a atual direção da proa indicada pelo sensor giroscópio ou bússola magnética. Então o sistema de piloto automático movimenta o leme através de um atuador mecânico, eletromecânico ou hidráulico, levando em consideração o rumo selecionado pelo display de comando, desta forma, minimizando os erros de direção, desvio de curso, movimentações do leme pela correnteza de água e o consumo de combustível.
Abaixo segue exemplos práticos das tecnologias mais avançadas e inovadoras já presentes e disponíveis nas melhores marcas de piloto automático para embarcações de esporte/recreio do mercado náutico, como: B&G, Simrad, Furuno, Garmin, Raymarine.
B&G SailSteer
Volvo Penta Glass Cockpit
Furuno Nav Pilot
Simrad AP44
Garmin GHP20
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