top of page

ANTENA DE RADAR: Do militar ao esporte/recreio

Updated: May 1, 2023

RADAR, do inglês Radio Detection And Ranging (Detecção e Telemetria por Rádio), é um dispositivo transceptor de radiofrequência que permite detectar e mensurar a distância entre a origem e o alvo detectado, podendo atingir longas distâncias.

O primeiro radar foi construído em 1904, por Christian Hülsmeyer na Alemanha, porém foi no início da Segunda Guerra Mundial (1939), Watson-Watt, um inventor escocês que aprimorou e desenvolveu novas tecnologias, utilizando o sistema de telemetria fixa e rotatória que foram de extrema importância na previsão de ataques inimigos, pois os ingleses sabiam com precisão a distância, velocidade e direção do ataque, tendo tempo de soar o alarme para a população se proteger, diminuindo imensamente as baixas civis, apesar do bombardeio constante efetuado pelos alemães.





Um RADAR é composto por uma antena transmissora/receptora de pulsos eletromagnéticos de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir o alvo que está sendo monitorado, assim sendo, a onda de radiofrequência retorna para a antena de origem, que neste momento é receptora de sinal. De maneira mais simples, a detecção das ondas refletidas e o cálculo do tempo entre transmissão e recepção permitem determinar a localização do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da fonte, isto se deve ao Efeito Doppler, isto é, pela defasagem de frequência entre o sinal transmitido e recebido.

Abaixo seguem exemplos práticos das tecnologias mais avançadas e inovadoras já presentes e  disponíveis nas melhores marcas de antenas de radar do mercado náutico, como: Simrad, Furuno, Garmin, Raymarine.

Simrad Halo

Garmin Fantom

Furuno DRS-X

Raymarine Quantum 2

REFERÊNCIAS

0 views0 comments

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page